O casamento vem sofrendo uma variedade de mudanças e desafios. Além das batalhas legais a respeito de quem pode se casar ou não, ainda há a forte expectativa que colocamos em nossos envolvimentos. Embora não pareça, elas podem ser um fardo para a outra pessoa, a ponto de causar o rompimento de um relacionamento.
Segundo Erica B. Slotter, PhD e psicóloga social na Universidade de Villanova, nos EUA, mesmo no caso de casais que permanecem casados, muitos confessam estar insatisfeitos em seus relacionamentos. Mas o que mudou no casamento desde os anos 70 que o tornou menos atraente para alguns, menos satisfatório para outros, e em geral menos estável? Descubra a seguir.
A alta expectativa nos relacionamentos
Erica explica que alguns pesquisadores culpam a facilidade com que podemos nos divorciar hoje, o declínio geral no desejo das pessoas de se casar, além do declínio no respeito pela família — apesar de a maioria dos americanos ainda expressar o desejo de se casar e permanecer otimista sobre suas chances de ter uma união feliz. No entanto, também existe outra explicação para o problema do casamento moderno: “Talvez estejamos simplesmente esperando demais sem investir tempo e esforço suficientes em nossos relacionamentos para tornar tais expectativas alcançáveis”, comenta a especialista num texto publicado por ela na Psicology Today.
Durante diversos períodos da história esperamos que o outro satisfizesse nossas necessidades por recursos (dinheiro, colocar comida na mesa, etc.), segurança e carinho. Mas o casamento moderno, ou o que os pesquisadores chamam de “casamento autoexpressivo”, exige contato, conexão, crescimento pessoal e realização. Seu parceiro pode facilmente ser seu melhor amigo, coisa que não acontecia no passado, porém hoje por vezes chega a ser uma exigência.
Como reverter esse panorama?
Estudos recentes de Eli Finkel, PhD e professor de psicologia social, indicam que os americanos estão investindo menos tempo e esforço para manter seus relacionamentos em relação às décadas anteriores. E, ao que parece, muitos estão insatisfeitos e desapontados com seu casamento. Para quem vive o problema do casamento moderno e precisa lidar com as altas expectativas de seu parceiro — quando não são suas — veja abaixo as dicas do psicólogo para remediar essa situação.
1) Não alimente expectativas
Primeiro passo: reduza suas expectativas a respeito do casamento. Em vez de culpar o cônjuge por achar que não recebe apoio e encorajamento suficientes, lembre-se que os amigos e colegas também têm esse papel. Despejar todas as expectativas nas costas de seu companheiro pode acabar em decepção.
2) Dê para receber
Invista mais tempo de qualidade em seu relacionamento — note a importância da palavra “qualidade”, isso não inclui ver TV juntos no sofá. A não ser que seja para praticar a dica número 3.
3) Assista romances com ele (a)
Se tornar mais consciente sobre nosso próprio comportamento na relação aumenta a qualidade marital, descobriram os pesquisadores. A sugestão da ciência: assista filmes de romance com seu parceiro e, depois, discuta como eles se aplicam ao seu próprio relacionamento. [Fonte: Yahoo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Desejo a você a Bênção dada pelo próprio EU SOU quando declarou e prometeu: "O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz". Números 6:24-26